Circuito Mariano

O amor à Mãe é universal!

A devoção por Maria está presente em todas as partes do planeta. Esse sentimento é representado por santuários marianos em lugares como Belém do Pará, Fátima e Aparecida. Conheça mais sobre eles:

Belém

Todos os anos, no segundo domingo de outubro, cerca de 1,5 milhão de pessoas se reúnem em Belém do Pará para a celebração do Círio de Nazaré. A origem da festa ocorreu no ano de 1700, quando uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada às margens do igarapé Murutucu. É neste mesmo local que hoje encontra-se a belíssima Basílica Santuário de Nazaré.

Fátima

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

Aparecida

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. A igreja dedicada à padroeira do Brasil é um dos maiores templos católicos do mundo. Além de assistir às missas, os fiéis podem visitar a Sala das Promessas, que guarda centenas de objetos, fotos e cartas em agradecimento à Santa. No feriado de 12 de outubro, milhares de romeiros viajam para este destino com o intuito de homenagear Nossa Senhora e a cidade fica repleta de amor e fé. 

Para que se perceba como é grande a devoção à Nossa Senhora, segue abaixo uma lista com os principais santuários marianos no mundo:

Basílica de Santa Maria Maior: Construída há mais de 1.500 anos. É o mais antigo e importante santuário mariano do mundo (Roma, Itália).

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe: México, 1531.

Basílica de Nossa Senhora de Lourdes: França, 1858.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Portugal, 1917.

Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Aparecida, São Paulo, Brasil, 1743.

Basílica de Nossa Senhora dos Anjos: Porciúncula, Assis, Itália.

Basílica de Nossa Senhora da Esperança: Meziéres, França, ano 930.

Basílica de Nossa Senhora de Loreto: Itália, 1295.

Basílica de Nossa Senhora de Luján: Argentina, 1630.

Basílica da Dormição de Maria: Jerusalém, Israel.

Basílica de Nossa Senhora de Montserrat: Espanha.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia: Itália.

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré: Portugal.

Basílica da Anunciação: Nazaré, Israel.

Basílica de Nossa Senhora do Círio: Belém, Pará, Brasil.

Basílica de Nossa Senhora de Caravaggio: Brasil e Itália.

Basílica de Nossa Senhora Rainha da Paz: Medjugorje, Bósnia.

(fonte:http://www.amoranossasenhora.com.br/2013/04/mariologia-uma-breve-introducao-principais-santuarios-marianos/)